Liberdade Financeira – Como Conquistá-la ?


Liberdade Financeira – Como Conquistá-la ?

 

Quem não sonha em ter sempre dinheiro na conta bancária ? Poder passar o mês inteiro fazendo as coisas que gosta, sem nunca ter que fazer contas para saber se o dinheiro será suficiente até o próximo pagamento ?

 

Você conhece alguém assim, e fica imaginando o que teria que fazer para ser igual ?

 

Seus proventos acabam antes mesmo do mês chegar ao meio ? O restante do mês você passa vivendo do cartão de crédito, ou do limite do cheque especial ? E aí, quando você recebe novamente tem que pagar a fatura do cartão, e os juros do limite ?

dinheiro.garota

Como fazer para acabar com isso ?

 

Quando falamos de liberdade financeira, pensamos logo em aumento de ganhos. Porque nunca pensamos em diminuição de gastos ? E, se combinássemos as duas coisas, claro que teríamos uma maior liberdade financeira, não ? Então, mãos á obra !

 

Quando nossos proventos (salário, vendas, comissões), não são suficientes para nossas despesas, acabamos nos valendo de subterfúgios financeiros para dar conta dos nossos gastos. Os bancos têm vários produtos para os clientes “enrolados” na vida financeira. São limites de crédito pré-aprovados, taxa de juros especiais para correntistas, cartões de crédito com pontos de vantagens, etc…

 

E agora eu vou te contar uma história muito interessante, de uma amiga que aprendeu na marra a diminuir os gastos, sem perder a qualidade de vida.



Essa vitória pode ser sua !

 

Sueli trabalhou na mesma empresa durante 12 anos, e nos últimos tempos nesse emprego ela começou a ter sérios problemas de assédio com um dos novos gerentes.

 

Apesar de toda ajuda do dono da empresa, ele não podia dispensar o gerente em questão e fez um acordo com Sueli, eles a desligariam da empresa com todos os honorários pagos corretamente, e ele a indicaria para um emprego numa empresa coligada.

 

O que ela não sabia é que nessa nova empresa seu salário seria a metade do salário anterior. Ela pagava aluguel, morava sozinha, e tinha todas as despesas da casa, água, luz, telefone, mercado, essas coisas.

 

O primeiro mês ela ficou usou uma parte do valor da rescisão para compor o dinheiro das despesas, mas logo ela pensou: esse dinheiro vai acabar, preciso dar um jeito de me adequar ao novo salário.

 

Sueli gostava muito de ler, assinava várias revistas, tinha um bom plano de TV a cabo, gostava sempre dos melhores produtos do mercado, vivia com um certo conforto.

 

Ela fez um plano para diminuir as despesas:

 

  • Fazendo uma limpeza nas revistas que assinava, encontrou várias que ainda nem haviam sido abertas. Ela não dava conta de ler as revistas semanais, e lia apenas as reportagens de capa das mensais. Então resolveu cortar todas as assinaturas.

 

  • Como estudava a noite, assistia apenas alguns canais da TV a cabo, descobriu que poderia diminuir o valor de seu plano mantendo ainda os canais de que mais gostava.

 

  • Olhando a despensa, notou que a caixa grande de cereal sempre era jogada fora antes de acabar, porque o cereal ficava murcho, e ela não dava conta de comê-lo antes disso acontecer. E assim era com outras coisas que ela comprava. Começou a fazer lista de compras e comprar quantidades menores de tudo, deixando de fazer despesa mensal para fazer as compras semanalmente evitando que os alimentos se estragassem antes de serem consumidos.

 

Fazendo esses ajustes simples, já no terceiro mês no novo emprego, ela conseguiu pagar todas as despesas com o novo salário sem recorrer à poupança que havia feito com o valor da rescisão da outra empresa.

 

Ainda percebeu que se sentia mais leve, pois cada vez que olhava para a pilha de revistas que não haviam sido lidas, sentia-se culpada pelo desperdício do valor e do não aproveitamento do material. Ao invés de ficar enfiada em casa no final de semana, lendo as revistas, ela começou a sair mais, encontrar com as amigas, ter uma vida social mais saudável.

 

Aposto que lendo a história da Sueli você já deve ter pensado em várias coisas que podem ser eliminadas ou diminuídas aí nas suas despesas, não ?

 

E tem mais…

 

Depois de ter estabilizado as despesas, Sueli ainda sentia falta do dinheiro que sobrava antes, e que havia proporcionado um bom pé de meia, então além de diminuir as despesas ela pensou num plano para aumentar seus ganhos:

 

Ela sabia falar inglês fluentemente e ofereceu seus serviços de tradutora no círculo de amigos. Logo, ela fez parceria com um engenheiro e começou a traduzir documentos técnicos para ele. Com esse novo trabalho, ela começou a receber um bom valor pelas traduções, complementando a sua renda de forma exemplar.

 

Em apenas oito meses ela conseguiu sair de uma situação de adversidade e se adequar a um ganho 50% menor do que o anterior, mantendo sua qualidade de vida e ainda tendo novas experiências no que concerne à administração do lar.

 

E agora você vai falar: Ah! Eu não conseguiria fazer isso !

 

Vamos experimentar ?

 

Se você está endividado, ou vive no limite do cheque especial, e sabe que não tem como aumentar os ganhos imediatamente segue abaixo um check-list para ajuda-lo com a diminuição das despesas:

 

  • Faça uma lista de todas as suas despesas (todas mesmo).
  • Nessa lista marque em vermelho tudo que puder ser eliminado (você vai se surpreender com a quantidade de coisas que você não precisa realmente).
  • Nas despesas que sobrarem avalie as que são essenciais (o canal de payper view não é essencial).
  • Ao invés de fazer compras de mercado mensais, passe a fazê-las semanais, e sempre com uma lista de compras. Dê preferência a fazer compras no mercado após as refeições e nunca quando estiver com fome.
  • Na medida do possível pague as contas à vista (principalmente se estiver pagando juros no cartão de crédito).

 

Fazendo essas coisas simples você já irá notar uma boa diferença nos gastos. Faça uma planilha de simulação para ver quanto irão diminuir as despesas.

 

E agora algumas dicas para você aumentar a sua renda:

 

  • Tem algum conhecimento específico em alguma área ? (Faz algum trabalho manual, conserta alguma coisa, pode dar aulas de alguma matéria específica). Se tiver, experimente falar com os amigos que está fazendo determinado serviço e que aceita encomendas, A propaganda boca a boca é a melhor !

 

 

  • Algumas pessoas se dão muito bem, transformando hobbies em atividades lucrativas, experimente, o que você gosta de fazer ? Alguém se interessaria pelo produto ? Alguém se interessaria em aprender o que você sabe ?

 

Conclusão:

 

A liberdade financeira pode ser conquistada ganhando um prêmio na loteria, ou apenas usando essas dicas básicas de diminuição de gastos e aumento de ganhos. Não existe uma fórmula mágica para conseguir ganhar mais, não acredite nas promessas de dinheiro fácil que você encontra por aí, na maioria das vezes as pessoas que vendem essas idéias só ganham dinheiro assim, enganando as pessoas.

 

Tenha em mente a meta que quer atingir, arregace as mangas, mantenha o foco, e verá em pouco tempo os resultados aparecerem. Para as mudanças acontecerem é preciso agir !

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *